Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
CRESTANI, SOLANGE NATALINA BOESING y PELOSO, FRANCIELE CLARA. O CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR PARA A REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e225428. Epub 02-Sep-2020. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698225428.
Este estudo é resultado de uma dissertação de mestrado que discute a formação inicial do profissional da pedagogia na região Sudoeste do Paraná. O objetivo da pesquisa foi o de analisar como ocorre esse processo de formação. Especificamente, buscamos identificar os cursos de Pedagogia da referida região, bem como verificar e descrever os pressupostos teóricos presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Também procuramos analisar a concepção de profissional presente nos projetos pedagógicos e, por fim, analisar as matrizes curriculares dos cursos, para verificar se essas estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015). Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Para tanto, evidenciamos que: 1) os pressupostos teóricos se pautam na pedagogia histórico- crítica; 2) a concepção de profissional se sustenta em consistente formação teórica e prática; e 3) as instituições apresentam matrizes curriculares em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2015).
Palabras clave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Região Sudoeste do Paraná.