Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Educação em Questão
versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802
Resumen
SANTOS, Allessandra Elisabeth dos y SORTE, Paulo Boa. Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33287. Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33287.
Este estudo objetiva analisar as representações de quatro professoras de inglês acerca dos usos de tecnologias para compreender a relação dessas representações com a prática das docentes participantes. Entendemos os usos de tecnologias permeados por experiências compartilhadas por membros de uma comunidade que, nesse caso, identificamos como professores de línguas adicionais, a partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2010). Esta pesquisa de campo adota princípios de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação de aulas e entrevista, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa-Docente (Freeman, 1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou duas representações oriundas de seis temas. Neste artigo, abordamos a representação tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês, oriunda dos temas: tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês.
Palabras clave : Representações Sociais; Ensino-aprendizagem de inglês; Ensino médio integral; Tecnologias.