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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PAULA, Josiane Souza de; FRANCO, Ana Maria de Paiva  y  SILVA, José Waldemar da. Fatores relacionados ao atraso escolar no estado de Minas Gerais. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.886-917. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4928.

O objetivo deste trabalho é analisar os fatores que se relacionam com o atraso escolar em Minas Gerais. A metodologia utilizada envolve a aplicação de modelos logísticos hierárquicos para os dados da Prova Brasil de 2013, referentes aos 5º e 9º anos, na tentativa de identificar se existem diferenças entre os fatores associados ao atraso escolar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os resultados obtidos mostram que características dos estudantes e também as escolares estão relacionadas com a probabilidade de ocorrência de atraso escolar, havendo diferenças regionais nesse aspecto. Em particular, observa-se que as maiores chances de defasagem idade-série são para alunos do sexo masculino, não brancos, que trabalham fora de casa, estudam em turmas heterogêneas e em escolas que adotam programas de redução de taxas de abandono. Além disso, fica caracterizado que o desempenho dos estudantes considerados em atraso escolar é mais prejudicado em algumas escolas do que em outras, dependendo do nível socioeconômico do aluno.

Palabras clave : Repetência; Modelo Logístico Hierárquico; Prova Brasil; Minas Gerais.

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