Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
SILVA, DAYANE MARTIN y APARICIO, ANA SÍLVIA MOÇO. CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06551. Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.6551.
Este trabalho investigou contribuições da Plataforma Foco Aprendizagem ao trabalho do professor de Língua Portuguesa e ao melhor desempenho dos alunos nas habilidades previstas pela Matriz de Avaliação Processual, implantada em 2016. O estudo é intervencionista, conduzido na própria prática do pesquisador/professor. O referencial teórico baseia-se na concepção dialógica da língua, de Bakhtin, e nas abordagens de ensino de gêneros textuais do Grupo de Didática de Línguas de Genebra. Os dados foram obtidos em turmas de 6º ano de uma escola da Grande São Paulo. Os resultados evidenciam que o uso da plataforma contribuiu para o melhor desempenho dos alunos em todas as habilidades previstas, bem como para o trabalho do professor na realização de diagnósticos e intervenções mais individualizadas.
Palabras clave : ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; CURRÍCULO SÃO PAULO; PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM.