Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
RAIHER, AUGUSTA PELINSKI. POLÍTICAS DE COTAS NA UEPG: ANÁLISE DO ABANDONO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08475. Epub 28-Mar-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8475.
Este artigo teve como objetivo avaliar o abandono e a eficiência (em termos de nota média) dos alunos cotistas versus os não cotistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), subdividindo a análise entre licenciatura e bacharelado. Para isso, os alunos foram acompanhados durante pelo menos oito anos e, na sequência, aplicou-se o método Propensity Score Matching. Como corolário, não se encontrou diferença significativa entre o rendimento médio dos graduados cotistas versus os de entrada universal. No caso do abandono, constatou-se menor desistência dos alunos cotistas, especialmente quando se analisou os cursos de bacharelado.
Palabras clave : AÇÃO AFIRMATIVA; ABANDONO; RENDIMENTO ACADÊMICO; EDUCAÇÃO SUPERIOR.