SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33MEJORA DEL CT PUZZLE TEST PARA EVALUAR EL PENSAMIENTO COMPUTACIONALPOLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EN LA EDUCACIÓN ESTADUAL DE CEARÁ, PERNAMBUCO Y PARAÍBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BOLZAN, LARISSA MEDIANEIRA; OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO  y  BOTELHO, RAFAEL MONTEIRO. AUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09199.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9199.

Esta pesquisa-ação teve como objetivo compreender o impacto dos mecanismos de autoavaliação e heteroavaliação no ensino superior, por meio de abordagem prática num curso de engenharia. Para tal, foram realizadas experiências em cinco semestres, sendo três ocorridos presencialmente e dois como ensino remoto (devido à pandemia de covid-19), na mesma disciplina do curso superior de Engenharia de Produção de uma instituição pública de ensino no Brasil. Como principais resultados, observou-se que as práticas de heteroavaliação e autoavaliação proporcionaram transparência ao processo de avaliação, potencializaram o aprendizado dos acadêmicos e fizeram com que eles mantivessem o comprometimento na tarefa proposta.

Palabras clave : AUTOAVALIAÇÃO; HETEROAVALIAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; ENSINO REMOTO..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )