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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
FONTANIVE, Nilma Santos y KLEIN, Ruben. Uma visão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil - SAEB. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2000, vol.08, n.29, pp.409-439. ISSN 0104-4036.
O artigo descreve a abrangência e os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação dos instrumentos e análise dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil (SAEB) em 1997. Apresenta as escalas de proficiências obtidas para as disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Física, Química e Biologia, bem como discute os perfis de distribuição das proficiências dos alunos para o Brasil e Unidades da Federação e por variáveis de idade, sexo, nível de instrução e situação de emprego dos pais dos alunos. Por último, o artigo discute os resultados da aplicação de regressões hierárquicas ou multiníveis indicando variáveis intra e extra escolares que mostraram ser significativas para explicar o desempenho dos alunos.
Palabras clave : Avaliação; SAEB; Educação Básica; Teoria da Resposta ao Item; Escalas de Proficiências.