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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
NICACIO, Cláudia Beatriz Machado Monteiro de Lima y GOULART, Íris Barbosa. Avaliação da Relação entre Identidade, Trabalho e Emprego num Curso Destinado à Formação de Administradores Públicos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.42, pp.593-610. ISSN 0104-4036.
Imerso em um contexto repleto de mudanças políticas, econômico, sociais e, sobretudo, tecnológicas, o mundo do trabalho se depara com questões graves, como o enfraquecimento do emprego formal, reduções salariais, precarização e informatização do trabalho. Este artigo sintetiza um estudo que teve como objetivo avaliar a articulação entre identidade, trabalho e emprego, tomando como sujeitos os alunos de um curso que vincula formação profissional à garantia de emprego. Foi realizada uma pesquisa qualitativa estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, que permitiu inferir a avaliação do universo de significações dos entrevistados. O referencial teórico baseou-se na tese do materialismo dialético, que defende a centralidade do trabalho na vida humana.
Palabras clave : Identidade; Trabalho; Emprego; Educação; Psicologia; Administração Pública.