Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
KARADEMIR, Ersin. Criatividade como habilidade interdisciplinar. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81546. Epub 16-Nov-2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.81546.
Existem muitos estudos teóricos e experimentais sobre o conceito de habilidade. Na educação, a criatividade é considerada uma das habilidades mais importantes com sua natureza dinâmica e complexa. É uma habilidade de alto nível que ocorre interdisciplinarmente, na qual os indivíduos produzem produtos novos e úteis como resultado da interação entre habilidade, processo e ambiente. Com base nessa noção, o primeiro objetivo deste estudo é fornecer uma revisão do desenvolvimento de estudos teóricos e experimentais, que descrevam diferentes classificações e definições de habilidades e sua natureza dinâmica. O segundo objetivo do estudo é apresentar uma prática em sala de aula para ampliar a criatividade de alunos talentosos por meio de observações de professores (pesquisadores) e produtos do projeto. O autor realizou uma revisão da literatura recente (HU; ADEY, 2002; KARADEMIR, 2016, 2017) sobre a criatividade dos alunos do ensino fundamental / médio. O resultado do estudo prático em sala de aula revelou que a habilidade criativa pode ser desenvolvida por meio de atividades de design e projeto.
Palabras clave : Habilidade; Criatividade; Alunos talentosos; Interdisciplinaridade.