SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis NunesLimites democráticos de um projeto de formação comum a todos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GABRIEL, Carmen Teresa  y  MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. Apresentação - Docência: entre processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e88204.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.88204.

A questão da docência constitui-se como temática clássica nos estudos do campo educacional. Ela envolve dimensões políticas, éticas, epistemológicas e ontológicas que se movimentam em direções e sentidos que dependem da perspectiva armada para ver. Argumentamos neste texto que o sentido de docência no qual interessa-nos investir é produzido em meio a processos de objetivação e subjetivação de sujeitos e conhecimentos. A partir de uma postura epistêmica pós-fundacional (MARCHART, 2009; LACLAU, 2005, 2011) que radicaliza a crítica aos subjetivismos transcendentais e aos objetivismos deterministas na interpretação do Social, optamos por construir nossas argumentações a partir de eixos que, em nosso entender, consistem em aporias que permitem, simultaneamente, compreender, problematizar e participar do processo de significação da docência. Universal/particular, subjetividade/objetividade, teoria/prática, ensino/aprendizagem, ciência/pedagogia e escola/universidade foram os eixos selecionados para participar do referido processo.

Palabras clave : Docência; Sujeito; Conhecimento; Pós-fundacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )