SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64RECALIBRAR LAS COREOGRAFÍAS INSTITUCIONALES PARA EL APRENDIZAJE Y LA ENSEÑANZA ENFOCADOS EN EL FUTUROINNOVACIÓN, INCLUSIÓN DIGITAL Y EDUCACIÓN PERMANENTE: PERSPECTIVAS CONTROVERTIDAS EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19 Y DEL CRECIENTE AUTORITARISMO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FERREIRA, Jacques de Lima; BRITO, Glaucia da Silva  y  SCHERER, Suely. CURRÍCULOS EM AÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA INOVAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.92-106.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p92-106.

Neste artigo apresentamos uma pesquisa que teve o objetivo de analisar os currículos produzidos em tempos de pandemia para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e identificar aspectos inovadores com o uso de tecnologias digitais (TD). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com professoras da Educação Básica do município de Araucária, no estado do Paraná. As professoras foram convidadas a elaborar um plano de aula com uso de uma tecnologia digital e a responderem um questionário on-line. A partir dos dados analisados foi possível concluir que, apesar da pandemia ter levado as professoras a usarem mais as tecnologias digitais, elas precisam de formação continuada para compreender que um currículo em ação para ser inovador deverá alterar processos de transmissão de informações com uso de TD e que estas deverão estar integradas ao currículo, no qual o aluno é ativo na aula, seja ela presencial ou a distância.

Palabras clave : tecnologias digitais; escola; ensino fundamental; formação de professores; integração curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )