Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
SORIANO, Riyid Yasmira Cante; RAMIREZ, Karen Juliana Sierra y MUNOZ, Maira Alejandra Buitrago. DISCURSOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280075. Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280075.
A pesquisa visa visualizar quais são os discursos e práticas que os docentes da Faculdade de Educação do Corporación Universitaria Iberoamericana possuem para correlacionar os discursos, práticas e políticas institucionais no que diz respeito aos processos de formação em pesquisa e gestão de trabalho de Grado. Para atingir é proposto um estudo a partir da abordagem qualitativa; a hermenêutica como forma de leitura e interpretação da realidade e o método narrativo autobiográfico para tecer as histórias de vida dos participantes, onde a população são os professores encarregados dos processos de formação em pesquisa e direção do trabalho de licenciatura. Se evidenciar que os discursos e as práticas em pesquisa se estabelecem como eixo fundamental na hora de gerar processos educativos que se fortalecem nas diretrizes como eixo articulador em torno das estratégias da relação ensino-pesquisa para a transformação social.
Palabras clave : discurso; pesquisa; formação; práticas; professores.