Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de y POKER, Rosimar Bortolini. Educação inclusiva e municipalização: a experiência em educação especial de Paraguaçu Paulista. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.233-244. ISSN 1413-6538.
O artigo apresenta o projeto de inclusão de deficientes auditivos e mentais em classes comuns de ensino desenvolvido junto ao Departamento de Educação do município de Paraguaçu Paulista. São resgatados os princípios e leis que fundamentam a proposta de educação inclusiva e se demonstra como a educação especial foi interpretada nesse projeto, para favorecer e possibilitar a operacionalização da inclusão, no referido município. O artigo enfatiza, ainda, a necessidade de ações no âmbito político-pedagógico, e principalmente político-administrativo, para se viabilizar a transformação efetiva da escola e de seus professores a caminho da concretização de uma Educação para Todos, com qualidade, ou seja, verdadeiramente inclusiva.
Palabras clave : Educação Inclusiva; Educação Especial; Projeto de Inclusão.