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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

GIRON, Graziela Rossetto. Politicas públicas, educação e neoliberalismo: o que isso tem a ver com cidadania?. Educ. Puc. [online]. 2008, n.24, pp.17-26. ISSN 1519-3993.

O presente artigo propõe discutir em que consistem as políticas públicas, mais especificamente as políticas educacionais, e como elas influenciam a construção do conceito de cidadania. O texto aponta que, para cada modelo de Estado, corresponde também um modelo de educação, uma vez que o projeto educativo veicula uma imagem de homem e de mundo que se deseja alcançar ou formar. Falar de política educacional, portanto, implica considerar que ela se articula à construção de um projeto de sociedade e de cidadania. Compreender quais são as políticas educacionais que orientam, atualmente, a educação ajuda a clarificar as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, como também, o tipo de indivíduo que se está formando a partir dessas políticas.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Neoliberalismo; Cidadania.

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