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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

VASCO, Edinei Oliveira  y  PINHEIRO, Veralúcia. Educação e linguagem: elementos para uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.103-115. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016115.

O presente artigo tem como objetivo analisar alguns conceitos e concepções referentes à interação moderna entre dois fenômenos - educação e linguagem - cuja indissociabilidade aparente, tanto epistemológica quanto funcional, apresenta elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Este é entendido como uma forma peculiar de preconceito social, que se efetiva no interior das relações sociais, por meio do sistema educacional - no qual a escola moderna é considerada o local privilegiado e legítimo de transmissão e imposição da língua caracterizada como padrão, oficial ou "culta" - e através da dominação cultural e da imposição linguística daí proveniente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza analítico-descritiva que utilizará como metodologia um referencial bibliográfico a respeito da temática e dos objetos de estudos propostos.

Palabras clave : Denominação Cultural; Educação; Linguagem; Preconceito Linguístico.

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