Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação PUC-Campinas
versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870
Resumen
GUIMARAES, Eder D’Artagnan Ferreira y DABIN, Pedro. Educação para habitar o mundo contemporâneo: percepções de estudantes de escolas católicas. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215325. ISSN 2318-0870. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5325.
Este artigo analisa parte dos dados coletados em uma pesquisa de doutoramento sobre o lugar das escolas católicas no cenário educacional contemporâneo a partir da percepção de vários atores da educação: gestores, educadores, pastoralistas e estudantes. Vinculada à Universidade Nacional de Rosario, Argentina, a pesquisa define como um dos seus objetivos problematizar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre sua experiência de escolarização na escola católica. Cento e cinquenta e sete estudantes de seis escolas católicas de Belo Horizonte/MG apresentaram suas percepções sobre o cotidiano escolar por meio de um questionário escrito e da produção de um desenho. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa e seu conceito de sentidos subjetivos. A partir da experiência de escolarização dos estudantes na escola católica, eles avaliaram como o sistema educacional engessado impede o desenvolvimento de processos educativos mais integrais e focados no desenvolvimento humano; relataram o tradicionalismo que perpassa a escolarização hoje; demonstraram dificuldade para identificar a contribuição da escola para a formação e definição do projeto de vida deles e atribuíram sentidos diversos à educação escolar conforme sua trajetória na escola católica.
Palabras clave : Escola católica; Educação contemporânea; Ensino Médio; Estudantes adolescentes.