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ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
BASSANI, Rafael Vescovi y CAZELLA, Silvio César. O ALINHAMENTO ENTRE LEARNING ANALYTICS E A GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1022-1040. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829.
O rápido crescimento da modalidade de educação a distância propiciou que pesquisadores apresentassem estudos variados relacionados ao tema. Junto a essas pesquisas, emergem conceitos, como o de Learning Analytics (LA), uma área que se propõe a medir, coletar, analisar e relatar dados de discentes em seus contextos, o que traz à tona nova preocupação, relacionada à proteção, à privacidade e ao correto uso desses dados. A União Europeia já se encontra legislando sobre a proteção de dados pessoais, com um amplo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que buscou identificar pesquisas acadêmicas relacionadas à temática Learning Analytics (LA) e General Data Protection Regulation (GDPR). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão sobre os artigos obtidos, foram selecionados dez textos, cuja análise possibilitou concluir que há um alinhamento entre os conceitos de LA e GDPR e que o LA deve seguir as orientações do GDPR.
Palabras clave : Revisão sistemática de literatura; Learning Analytics e General Data Protection Regulation.