Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
PITANO, Sandro de Castro y ALVES, Camila Tatiane Silveira. Desafios da docência fragmentada:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.868-892. Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p868-892.
Este artigo é resultado de um estudo de caso no município de Canguçu/RS, cuja rede de ensino apresenta um elevado índice de professores ministrando disciplinas para as quais não possuem formação específica. Objetivou-se investigar a prática pedagógica de professoras com e sem formação na área em que atuam, buscando identificar e compreender suas características, evidenciar desafios e repercussões na docência e no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia abrange revisão bibliográfica, análise documental, observações e entrevistas com quatro professoras licenciadas em Artes, História (2) e Geografia. A pesquisa permitiu constatar que as profissionais sem formação específica têm dificuldades diretamente relacionadas à habilitação em área distinta, além de insegurança e descontentamento com essa condição, considerada como fragmentação da docência.
Palabras clave : formação de professores; prática pedagógica; educação básica; ensino; aprendizagem.