SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Elaboración, monitoreo y evaluación del Plan Municipal de Educación de Curitiba: del movimiento al estancamientoDemocracia, post-democracia y gestión democrática en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Jornal de Políticas Educacionais

versión On-line ISSN 1981-1969

Resumen

ASSIS, Tauã Carvalho de. O planejamento participativo atravessado pelo gerencialismo: reflexões sobre a formulação de Planos Municipais de Educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2024, vol.18, e92643.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92643.

O artigo discute o planejamento educacional a partir da experiência de três municípios do Sudoeste Goiano na formulação de seus Planos Municipais de Educação. Problematiza as tensões entre a Sociedade Civil e a Sociedade Política em torno da definição das metas e das estratégias dos planos. A pesquisa distingue duas concepções: o planejamento participativo, perseguido pelos profissionais da educação e pela sociedade em geral; e o gerencialismo, posição adotada por agentes políticos nos municípios. Conclui-se que, apesar de a participação se constituir norma para a formulação dos planos, essa não se realizou em sua plenitude.

Palabras clave : Participação; Planos Municipais de Educação; Planejamento educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )