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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
FERREIRA, LILIANA SOARES; PEDRERA, ANA MARIA MONTERO y CASTAMAN, ANA SARA. Educação profissional contemporânea no Brasil e na Espanha: uma análise comparativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1023-1044. Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds02.
A questão que deu origem ao estudo ora sistematizado é se a Educação Profissional, vista a partir dos textos e contextos das políticas educacionais, se aproxima ou se distancia das relações intrínsecas entre trabalho e educação na dinâmica de como são ofertadas na Espanha e no Brasil. Objetivou-se compreender, por meio da proposta de Educação Profissional, como se configura uma relação entre trabalho e educação nesses dois contextos históricos, sociais e geográficos na sociedade capitalista, sem desconsiderar que existem relações que impactam a educação escolar. Como procedimentos, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental em políticas públicas, análise dos dados e sistematização da análise, realizada pelas autoras, em processo dialógico, tendo por suposto os princípios da Educação Comparada como aporte teórico e metodológico. Constatou-se que a Educação Profissional tem sido uma das principais modalidades para aproximar os estudantes da realidade, acessar o mundo do trabalho e propiciar educação aos profissionais nesses países, apesar de não ser uma garantia de emprego.
Palabras clave : Educação Profissional; Brasil; Espanha; Educação Comparada..