Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
ALVES, Clarice Gonçalves Rodrigues. ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.426-441. Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p426-441.
Este artigo busca refletir sobre as possibilidades didáticas de relacionar o ensino de História à luz da Teoria Histórico-cultural. Valendo-se de revisão bibliográfica de autores como Vigotsky, Leontiev e Galperin, buscou-se evidenciar a necessidade de pensar em metodologias que promovam a aprendizagem e a assimilação de conceitos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O estudo salienta a importância do planejamento das atividades de estudo e o uso de teorias psicológicas e pedagógicas que incitem a criatividade e a criticidade, elementos indispensáveis para o aprendizado de História.
Palabras clave : Ensino de História; Teoria Histórico-cultural; Aprendizagem.