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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MARTINS, Vilmar. NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO COMO AUTOSSUPERAÇÃO DO NIILISMO... Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.488-504. Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p488-504.
O presente trabalho visa refletir sobre os valores promovidos pela nossa educação a partir das concepções nietzschianas de Educação e Niilismo, promovendo um diálogo solidário com a obra “Os demônios” de Dostoievski. Em Nietzsche busco uma concepção de educação que responda a ideia de niilismo, para isto utilizo a obra de Dostoievski com o intuito de ilustrar o niilismo retratado por Nietzsche. A educação pode ser observada no corpus nietzschiano como interligada com a formação visando construir/alimentar uma cultura nobre, a partir da tresvaloração dos valores. Na obra de Dostoievski o maior exemplo de Niilismo é o “Chigaliovismo” que apregoa a igualdade acima de qualquer valor e singularidade. Partindo deste cenário, onde a igualdade se apresenta como um valor niilista proponho a reflexão: poderia a educação promover os valores superiores necessários à superação do niilismo?
Palabras clave : Educação; Valores; Niilismo; Nietzsche e Dostoievski..