Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
FIGUEIRA, Sandro Tiago da Silva. HABITAR A DOCÊNCIA NO ESPAÇO SIGNIFICADO DA ESCOLA: ressonâncias coletivas em formação continuada. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.75, pp.176-188. Epub 26-Dic-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.75868.
Neste texto interrogamos uma ação de formação continuada realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do Noroeste fluminense sobre a dimensão da experiência no espaço escolar e os enredos provocados. Assume-se que a espacialidade das escolas ressoa escrituras didáticas e confluências pedagógicas promotoras de justiça social e cognitiva quando vivificadas em unidade, isto é, quando se supera o reducionismo destes espaços, enquanto cenário neutro e prescritivo de atuação. Apoiamo-nos teoricamente em estudos que reconhecem que o espaço não se constitui separadamente da experiência (Passegi, 2010; Delory-Momberger, 2012) buscando compreender: de que maneira a dimensão espacial escolar (re)configura a experiência docente? Assim, por meio do caminhar metodológico qualitativo ancorado na tematização (Fontoura, 2011) visamos acessar e problematizar percepções múltiplas descortinadas no/com o espaço cotidiano de feitura das escolas, na relação com os docentes e com suas práticas pedagógicas que levem à compreensão contextualizada da escola, tendo em vista a superação de normativas curriculares que funcionalizam a docência às demandas do mercado.
Palabras clave : formação continuada; espaço significado; currículo; docência..