SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número especialLEIBNIZ E ARNAULD - ENTENDIMENTO E CONSENSO: A LÍNGUA E A LÓGICA DOS MODERNOSO CETICISMO INACABADO DE DESCARTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BATTISTI, César Augusto. A PROVA DA EXISTÊNCIA DA MULTIPLICIDADE DE CORPOS NA SEXTA MEDITAÇÃO. Educação e Filosofia [online]. 2011, vol.25, n.spe, pp.181-214.  Epub 31-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v25nespeciala2011-09.

Este artigo analisa a prova da existência dos corpos apresentada por Descartes na Sexta Meditação e defende a tese de que - se bem sucedida em outros aspectos nele não examinados - ela necessariamente prova a existência de uma multiplicidade de entidades materiais. Este texto nos convoca, portanto, a interpretar literalmente a conclusão da prova, quando ela afirma que “coisas corporais existem” (no plural). O argumento central pode ser assim sintetizado: 1) se há ideias sensíveis distintas é porque a mente se submete a coações distintas, em razão dos modos distintos pelos quais o poder causal é exercido; 2) embora tais modos distintos de exercício causal não requeiram múltiplas causas, a natureza formal da causa o exige: a individuação de cada ideia-efeito requer a individuação de cada entidade-causa.

Palabras clave : Descartes; Existência dos corpos; Multiplicidade de corpos; Ideias sensíveis; Causa formal.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )