Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Filosofia
versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X
Resumen
ARAUJO, Francisco Antonio Machado y CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.917-950. Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-59937.
Este texto objetiva desenvolver discussão sobre os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente. Estrutura-se na revisão de literatura com base em ideias de autores que abordam estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e no conceito de desenvolvimento fundamentado nas leis gerais do Materialismo Histórico Dialético. Dentre os resultados constatados com o estudo, destaca-se a compreensão de que os autores analisados realizam discussão do desenvolvimento profissional docente como processo de constituição do ser professor relacionado a aquisição de saberes e competências necessárias à profissão. A partir da discussão dos fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, concluiu-se que o mesmo é o movimento histórico e dialético de constituição das maneiras de pensar, sentir e agir do professor e se manifesta nas suas relações pessoais, profissionais e institucionais.
Palabras clave : Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.