SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78La Universidad y el “homo sabius”. Crítica/CríticaEl mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BOCCHETTI, André  y  GONCALVES, Teresa N. R.. Grito. Gaguejo. Silêncio. (modos de re-existir na docência). Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1417-1447.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-65508.

O texto é um exercício de pensamento, a partir de textos filosóficos e de experiências vivenciadas por seu autor e sua autora, sobre a voz docente e os lugares por ela ocupados, com base em três de suas expressões que, aqui, funcionam como figuras analíticas: o grito, o gaguejo e o silêncio. Elas são tomadas a partir de sua força acontecimental e não individualizante, apontando para as forças do fora deleuziano em seu encontro com a ação docente e em suas possibilidades de criação. Com tais motes vislumbram-se, ao longo do texto, gestos que narram e se propõem a ampliar reflexões sobre uma experiência de docência que, ao resistir à captura, aponta para a re-existência dos próprios professores, e para outros modos de gritar, gaguejar e silenciar.

Palabras clave : Grito; Gaguejo; Silêncio; Voz docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )