SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78Sobre la ética foucauldiana del cuidado, el sujeto y la educación: derivas interpretativas 40 años después de la Hermenéutica del SujetoRechazar el modelo cartesiano: ¿Cómo equiparse en psicología y educación? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

ESPINEL-BERNAL, Oscar. Ética da palavra. Leitura, escrita e produção de si. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1659-1681.  Epub 29-Ene-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66444.

O que é ler? O que é escrever? O que ocorre quando se lê ou quando se escreve? Que tipo de relação se entretece entre o texto e quem o lê ou o escreve? Que tipos de efeitos são daí derivados? O tom dessas perguntas pretende ressaltar a inquietude no sujeito, o sujeito que lê e o sujeito que escreve. Com tal propósito, empregam-se noções foucaultianas de ética, experiência e cuidado de si (epiméleia heautoû) para interrogar, a partir daí, leitura e escritura, considerando a perspectiva metodológica da produção de si derivada de uma ética da palavra e de um exercício da escritura de si aos quais, por sua vez, permitem suscitar ângulos de interpelação tanto das práticas de ensino quanto da formação e da pesquisa.

Palabras clave : Cuidado de Si; Ler; Escrever; Ética da Palavra; Experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )