Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
NITSCHKE, Alessandra; PLACIDO, Reginaldo Leandro y PITT, Henrique. O núcleo docente básico na construção curricular do ensino médio integrado em um instituto federal: avanços e limites. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.41-56. Epub 28-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16362.
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que busca investigar como (e se) o Núcleo Docente Básico (NDB) utiliza as informações sobre egressos nos processos de avaliação, acompanhamento e reformulação dos currículos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O objetivo é compreender a atuação do NDB na construção curricular do Ensino Médio Integrado. Trata-se de pesquisa qualitativa que se utilizou de entrevista semiestruturada, pesquisa documental e bibliográfica para a construção dos dados. Os resultados mostram que os NDBs são estruturas importantes para pensar e discutir os currículos dos cursos integrados e de tempo integral em um Instituto Federal.
Palabras clave : Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Currículo; Núcleo Docente Básico.