Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
BERNADO, Elisangela da Silva; SILVA, Flavia Gonçalves da y FELIX, Rosângela Cristina Rocha Passos. Ensino médio inovador os desafios da educação integral e (em) tempo integral para a juventude. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.179-195. Epub 09-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16396.
Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da implantação do Ensino Médio Integral e(m) Tempo Integral, Ensino Médio Inovador, desenvolvido pela SEEDUC . Por meio de uma metodologia qualitativa, dialogamos com os principais teóricos da área, as legislações produzidas nos últimos anos e as percepções dos gestores entrevistados. Os resultados são de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) nos anos de 2018 e 2019. Consideramos a importância de tratar sobre os desafios das desigualdades e a trajetória da educação em tempo integral no Brasil. De acordo com a percepção dos gestores, apesar dos desafios na sua implementação e continuidade, o EMI contribuiu para a melhoria na qualidade da educação.
Palabras clave : Educação Integral; Tempo Integral; Ensino Médio Inovador.