SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57A (IN) VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO COMO INSTRUMENTOS DE RESSOCIALIZAÇÃO DE INDIVÍDUOS ENCARCERADOSA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SUBJUGADA À LÓGICA ECONÔMICA: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

ZILIOTTO, Denise Macedo; BURCHERT, Amanda  y  CARVALHO, Henrique. PERCURSO UNIVERSITÁRIO DE ALUNAS/OS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e8947.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.8947.

O ingresso de estudantes com deficiência em cursos de graduação é resultado de fatores como a expansão da educação superior e as políticas públicas de acesso, ensejando discussões acerca da efetividade na óptica inclusiva. Buscando avaliar a experiência destas/es acadêmicas/os, a investigação teve como objetivo analisar o percurso de alunos com deficiência, a partir da perspectiva de histórias de vida. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo entrevistas como instrumento de coleta de dados, realizadas com oito alunas/os formandas/os em instituição de ensino superior privada. Os resultados abordam questões como aprendizagem, relação com professoras/es e colegas, diferenças entre contexto universitário / escolar e percurso universitário. Evidencia-se a consecução inicial da acessibilidade arquitetônica e a subsequente construção de condições pedagógicas e relacionais para as/os estudantes com deficiência revelando, portanto, novos desafios a serem enfrentados por toda a comunidade acadêmica.

Palabras clave : acadêmicos; pessoas com deficiência; inclusão; universidade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )