SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS NOS ESCRITOS FREIREANOSCULTURA DIGITAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

MENDES, Márcia Cristiane Ferreira; MOURA, Giovanna Barroca de  y  SANTOS, Tatiana de Medeiros. A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS). Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e11581.  Epub 05-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11581.

Este artigo acadêmico tem como objetivo compreender a atuação do Pedagogo no âmbito da Assistência Social inserido nos Centro de Referência Especializada de Assistência Social, no estado da Paraíba. Para aprofundarmos sobre a temática percorreremos os caminhos da Pedagogia Social, sendo está um reflexo para entender a atuação do educador na Assistência Social - CREAS. Justifica-se a escolha do tema por perceber a importância da formação dos Pedagogos em torno da Pedagogia Social. Como fundamentação teórica apoiamos a pesquisa nas contribuições de Saviani (2013) Paula (2014) Souza, et al (2014), Machado, Rodrigues e Severo (2014), PNAS (2004), LOAS (2003), a Cartilha de Orientação do CREAS (2011), por descreverem os avanços de suas pesquisas no campo educacional e da Pedagogia Social. Como apoio metodológico recorremos a pesquisa de abordagem qualitativa. Ressalta-se ainda que ao longo de todo o trabalho investigativo percebemos a importância de discutir os espaços de atuação do Pedagogo para além dos âmbitos educacionais.

Palabras clave : pedagogo; pedagogia social; CREAS..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )