SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60UM DIÁLOGO COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA A PARTIR DA REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA E CULTURAS DE PARES NAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇASDA ASSISTÊNCIA E DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A HISTORICIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM MUNICÍPIO GAÚCHO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SOUZA, Valdelice Cruz da Silva  y  GONCALVES, Josiane Peres. GORDOFOBIA, BULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COM PRÉ-ADOLESCENTES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e18893.  Epub 08-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18893.

O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado referente as representações sociais e as experiências vividas por pré-adolescentes a respeito da gordofobia, relacionando-a com o bullying, a violência e as dificuldades escolares. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, o qual teve como eixo norteador a Teoria das Representações Sociais, a partir de Serge Moscovici. Foi desenvolvida em 3 (três) escolas públicas de Sidrolândia/MS, com 16 (dezesseis) alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de grupos focais, sendo um em cada escola. Os dados foram transcritos e analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que o corpo pode ser visto como dispositivo de diferenças e intimidações por conta de sua estrutura. Para os alunos, a gordofobia é retratada como bullying. Praticas sistemáticas que provoca desconforto e desânimo para frequentar a escola devido aos maus tratos e a violência, o que afeta diretamente o seu desenvolvimento acadêmico. Ficou clara a demonstração de sentimento, dor e sofrimento por aqueles que estão fora do padrão exigido socialmente. Com isso, os alunos internalizam as representações negativas sobre seus próprios corpos e exteriorizam seu sofrimento de forma agressiva, fazendo com que a violência ocorra diariamente na escola. O que faz dessa instituição um local inseguro e totalmente despreparado.

Palabras clave : gordofobia; bullying; violência; pré-adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )