SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61IDENTIDAD Y PREDICCIÓN POR EQUIPOS DE FÚTBOL EN ESTUDIANTES DE UNA ESCUELA FRONTERIZA (BRASIL-BOLIVIA)CIUDAD EDUCADORA Y HUMANIZADORA: LA REDUCCIÓN DE LAS DESIGUALDADES Y VULNERABILIDADES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

HIPLER, Elis Laura Pinto Rieger; FRAGA, Lídice Tiede  y  SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. AS PERSPECTIVAS DE COMPETÊNCIAS NA BNCC: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA FREIREANA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e15798.  Epub 09-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15798.

Buscou-se analisar, neste trabalho, as competências gerais apresentadas na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental e investigar se a pedagogia freireana apresenta alternativas para a superação e enfrentamento de políticas neoconservadoras, a partir de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que utilizou como principal referencial teórico Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas e pedagógicas a respeito das categorias educação crítica, coletividade e conscientização, norteada pela seguinte questão de pesquisa: “a pedagogia freireana pode ser uma fonte de resistência ao instrumentalismo presente no neoconservadorismo proposto na BNCC?”. Dessa forma foi possível identificar que as competências apresentam características avessas a uma compreensão mais ampla e crítica, fundamentada na compreensão de educação crítica e conscientizadora de Freire (1987).

Palabras clave : Freire; BNCC; Competências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )