SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Pandemias e infancia: una mirada a la primera infancia en crisis de salud (1918-2020) desde la perspectiva de la cultura materialEl manual de la Unesco La sociedad y la educación en América Latina (1962): idealización de escuela y de sociedad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MOREIRA, Luiza Silva; GOIS JUNIOR, Edivaldo; GURGEL, Marina Paradela  y  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. As ‘práticas’ e o corpo para além da educação física: a proposta educacional dos CIEPs (1983/1987-1991/1994). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e297.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e297.

O presente estudo buscou analisar como as práticas corporais sistematizadas foram contempladas no programa curricular e arquitetônico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Para tal, foram selecionados os programas curriculares prescritivos da equipe gestora nos dois governos de Leonel Brizola, disponíveis no acervo físico da Fundação Darcy Ribeiro. Observamos que o discurso centrava-se na tríade Educação, Cultura e Saúde e os documentos revelam que todas as competências deveriam ser trabalhadas para formação cidadã, mas isso não significa que, no currículo praticado, tais ideais se materializaram como uma tradição pedagógica ou prática na época.

Palabras clave : práticas corporais; programa curricular; arquitetura escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )