SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Estudiantes universitarias contra los regímenes dictatoriales: Brasil y España (1960-1970)Acciones educativas como parte de la profilaxis del tracoma en el estado de São Paulo (1906-1908) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. Breve história de uma ‘Matemática a ensinar’ para o 1º grau. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e301.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e301.

Este texto analisa duas coleções de livros didáticos de matemática publicados entre as décadas de 1960 e 1970. Tem por objetivo, a partir dessa análise, tornar inteligível como se dá a elaboração de uma matemática para o 1º grau, tendo em vista a emergência da escola de oito anos. Na análise dessas obras, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas vindas da História Cultural, da História da Educação e da História da educação matemática. Sobressai a mobilização do conceito de ‘matemática a ensinar’, expressão que designa o saber que é objeto de trabalho do professor que ensina matemática. Os resultados do estudo apontam processos e dinâmicas que estão presentes na constituição oficial de uma nova referência para o ensino: os Guias Curriculares do estado de São Paulo.

Palabras clave : matemática; educação matemática; epistemologia; expert.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )