Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
VALENTE, Wagner Rodrigues. Breve história de uma ‘Matemática a ensinar’ para o 1º grau. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e301. Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e301.
Este texto analisa duas coleções de livros didáticos de matemática publicados entre as décadas de 1960 e 1970. Tem por objetivo, a partir dessa análise, tornar inteligível como se dá a elaboração de uma matemática para o 1º grau, tendo em vista a emergência da escola de oito anos. Na análise dessas obras, utilizam-se ferramentas teórico-metodológicas vindas da História Cultural, da História da Educação e da História da educação matemática. Sobressai a mobilização do conceito de ‘matemática a ensinar’, expressão que designa o saber que é objeto de trabalho do professor que ensina matemática. Os resultados do estudo apontam processos e dinâmicas que estão presentes na constituição oficial de uma nova referência para o ensino: os Guias Curriculares do estado de São Paulo.
Palabras clave : matemática; educação matemática; epistemologia; expert.