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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
MIGUEL, José Carlos y FREITAS, Sirley Leite. Educação desenvolvimental: a apropriação do conhecimento matemático em relação à atividade de estudo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11579. Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11579.
O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.
Palabras clave : Educação desenvolvimental; Educação matemática; Atividade de estudo; Conhecimento matemático.