SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Diálogos, tensões e desigualdades no processo de implementação do ensino remoto nas escolas indígenas TremembéCuerpos que resisten: algunas reflexiones sobre la escuela como lugar de disciplina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação Pública

versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097

Resumen

MIGUEL, José Carlos  y  FREITAS, Sirley Leite. Educação desenvolvimental: a apropriação do conhecimento matemático em relação à atividade de estudo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11579.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11579.

O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.

Palabras clave : Educação desenvolvimental; Educação matemática; Atividade de estudo; Conhecimento matemático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )