Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Leitura: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 2317-0972
Resumen
SUTTANA, Renato. Um problema de formação: reflexões sobre literatura, leitura e ensino. LTP [online]. 2011, vol.29, n.57, pp.66-77. ISSN 2317-0972.
Neste artigo, discute -se a questão da leitura na escola, sob o ponto de vista da formação do leitor de literatura. Partindo do princípio de que a interferência do professor no processo de escolhas e decisões de cada indivíduo conforme seus interesses vai de encontro à noção de liberdade e arbítrio, que deveria nortear a formação do que se compreende como leitor crítico e realmente senhor de suas escolhas, reconhece- -se que a literatura, ao falar ao leitor, dirige -se a ele com uma voz própria, que tem a lhe dizer mais do que é possível prever nos limites de uma didática pré -configurada. Torna- se recomendável, pois, uma atitude de suspeita, capaz de nos ensinar hoje, talvez, mais sobre essa voz do que muito do que se especula - por sugestão das modernas escolas de crítica e de teoria - acerca das relações entre literatura, sociedade e cultura, determinantes no ato de ler, para além de possíveis conjeturas acerca de sua finalidade, utilidade ou “alteridade” no universo da cultura
Palabras clave : Leitura; Literatura e Ensino; Formação do Leitor; Contemporaneidade.