Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
STRONG-WILSON, Teresa. A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.221-243. Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500.
Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.
Palabras clave : políticas de currículo; autobiografia; sujeito.