Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
MARTINS, Ismênia Gurgel y LEITE, Raquel Crosara Maia. Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11096. Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11096.
Esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo de Revisão Sistemática de Literatura sobre Estágio Curricular Supervisionado em licenciatura em Ciências Biológicas de modo a revelar como a temática vem sendo abordada na área de Ensino de Ciências. Para tanto, apresentaram-se os resultados de uma pesquisa qualitativa que contemplou 102 artigos publicados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos últimos dez anos. Dentre eles, a Revista Investigación y Experiencias Didácticas se destaca com maior número de publicações, cujas temáticas mais enfatizadas foram “formação docente”, “intervenção pedagógica” e “concepções”, tendo como foco de investigação licenciandos, educadores e documentos. Não foram encontrados trabalhos realizados nos estados do Acre, Sergipe, Mato Grosso e Espírito Santo. A Universidade Federal do Paraná foi a instituição com mais publicações. Com isso, conclui-se que há a necessidade de ampliar as pesquisas envolvendo o papel formativo dos professores do ensino superior, já que o estágio foi investigado em diferentes perspectivas educacionais.
Palabras clave : docência; educação básica; metodologias..