Apresentação |
| |
| · Apresentação Moretti, Cheron Zanini; Viegas, Moacir Fernando
|
| |
Apresentação do Dossiê |
| |
| · Apresentação Celio Sobrinho, Reginaldo; Sarat, Magda; Ramírez Osorio, Yolida Yajasiel
|
| |
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METOLÓGICAS |
| |
| · Pesquisa em educação: desafios teórico-metodológicos e contribuições da perspectiva bakhtiniana Vieira, Maria Nilceia Andrade; Côco, Valdete; Ventorim, Silvana
|
| |
| · A análise microgenética como método nas pesquisas em educação na abordagem histórico-cultural Tomio, Daniela; Schroeder, Edson; Adriano, Graciele Alice Carvalho
|
| |
| · A contribuição da teoria ator-rede para as pesquisas em educação Branquinh, Fátima Teresa Braga; Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de
|
| |
| · Estudos com os cotidianos e as rodas de conversação: pesquisa político-poética em educação Reis, Graça; Gonçalves, Rafael Marques; Ribeiro, Tiago; Rodrigues, Allan
|
| |
| · A cartografia no jardim do agora: considerações teórico-metodológicas numa pesquisa com professoras de ciências Barbosa, Daniela Beraldo
|
| |
| · Uma abordagem cartográfica para a infância: mediação cultural e construção de sentidos Viana, Daniela Cristina; Pillotto, Silvia Sell Duarte; Voigt, Jane Mery Richter
|
| |
| · A pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica: produção de conhecimento e formação-autoformação em contexto Pantaleão, Edson; Celio Sobrinho, Reginaldo; Gomes, Nubia Rosetti do Nascimento
|
| |
| · Pesquisa com profissionais da educação básica e políticas públicas de formação continuada: diálogos pertinentes? Novais, Gercina Santana; Nunes, Silma do Carmo; Ribeiro, Andréa Porto; Oliveira, Cleber Ferreira
|
| |
| · Abordagens teórico-metodológicas de pesquisa em política educacional: do planejamento ao metatexto Pereira, Ricardo Inocêncio; Heinzle, Marcia Regina Selpa
|
| |
| · A hermenêutica de Ricœur no contexto das histórias de vida Sanches, Roberto; Conte, Elaine
|
| |
| · A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa Alencar, Edvonete Souza de; Almouloud, Saddo Ag
|
| |
| · Peba: a arte e a pesquisa em educação Carvalho, Carla; Immianovsky, Charles
|
| |
| · Narrativas escritas: o que ‘narram’ as formandas de pedagogia sobre suas aprendizagens acerca das infâncias durante a graduação Lima, Samantha Dias de
|
| |
| · Os protocolos de leitura como suporte teórico-metodológico para análise na história da educação Sá, Elizabeth Figueiredo de; Albuquerque, Dálete Cristiane Silva Heitor de; Quintero, Sara Evelin Urrea
|
| |
| · A atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas Panossian, Maria Lucia; Marco, Fabiana Fiorezi de; Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira; Souza, Flávia Dias de; Moretti, Vanessa Dias
|
| |
| · Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão Vieira, Camila Mugnai; Omote, Sadao
|
| |
| · Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “educação e tecnologias” em questão Moraes, Moema Gomes; Peixoto, Joana
|
| |
| · O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal Foletto, Denize da Silveira; Isaia, Silvia Maria de Aguiar
|
| |
Artigos do Fluxo |
| |
| · A construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação Adams, Telmo; Gasparoni, Caroline Lisian
|
| |
| · A filosofia no ensino médio: da instituição da disciplina ao desafio da experiência educativa no material didático Palhano, Tânia Rodrigues; Baptista, Maria das Graças de Almeida
|
| |
| · Identidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamento Barbosa, Manuel Gonçalves
|
| |
| · Pedagogia do sensível. Subjetividades encarnadas na escola. Planella Ribera, Jordi
|
| |