Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143
Resumo
COSTA, Marisa Vorraber. Cultura e pedagogia: lições da espacialidade revolucionária de Frank Gehry. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.01, pp.163-180. ISSN 0100-3143.
O artigo, resultante de pesquisas que investigam as conexões entre cultura e pedagogia, apresenta uma discussão sobre possibilidades oferecidas pela arquitetura para se pensar as movimentações intelectuais inspiradas no pensamento pós-estruturalista. O foco é o documentário Esboços de Frank Gehry, de Sydney Pollack. Discute-se a textualidade predominantemente visual de formas contemporâneas de ocupação do espaço urbano, a linguagem e as operações criativas da arquitetura de Gehry. Entende-se que vasculhando os limites da linguagem, artistas, assim como pesquisadores, remexem os limites do nosso mundo e nos ensinam a revolucionar a vida a cada dia.
Palavras-chave : Pesquisa Pós-Estruturalista; Arquitetura e Pedagogia; Cultura e Pedagogia; Cinema e Educação; Frank Gehry.