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Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
RATHGEB-SCHNIERER, Elisabeth e GREEN, Michael G. Desenvolvendo Flexibilidade no Cálculo Mental. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e87078. Epub 05-Abr-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623687078.
A flexibilidade na realização de cálculos mentais tornou-se um foco importante para os educadores em matemática, com pesquisas surgindo nas últimas duas décadas. Resultados de pesquisas contemporâneas oferecem sólido suporte para o desenvolvimento da flexibilidade mental no ensino fundamental. Este estudo concentra-se em três temas inter-relacionados: (1) um modelo de cálculo mental que permite o estudo de processos flexíveis de resolução; (2) uma revisão das definições de flexibilidade e uma síntese da pesquisa reportada; e (3) um exame dos pré-requisitos para promover a flexibilidade mental. A abordagem denominada Zahlenblickschulung é apresentada com exemplos de atividades que incentivam os alunos a classificar operações numéricas e a raciocinar sobre a classificação.
Palavras-chave : Flexibilidade; Cálculo Mental; Abordagem para promover a flexibilidade; Ensino fundamental.