Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Realidade
versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236
Resumo
MAGINA, Sandra Maria Pinto; LAUTERT, Sintria Labres e SANTOS, Ernani Martins dos. Estratégias Exitosas de Alunos dos Anos Iniciais em Situações de Proporção. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.4, e96023. Epub 23-Nov-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623696023.
O artigo investiga as estratégias bem-sucedidas, mobilizadas pelos alunos do ciclo de alfabetização ao resolverem problemas de proporção simples. Solicitou-se a 483 alunos do 1º ao 3º ano que resolvessem seis problemas de proporção, sendo analisadas as respostas de 182 alunos que tiveram estratégias bem-sucedidas. Quando comparados os anos escolares, há aumento nos acertos de ano para ano, na classe de situações um para muitos, o que não se pode afirmar sobre a classe muito para muitos, que permaneceu estagnada. Pelos resultados obtidos, é possível que a estrutura multiplicativa esteja sendo pouco discutida, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
Palavras-chave : Proporção Simples; Campo Conceitual Multiplicativo; Resolução de Problemas.