Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
DOMINGUES, I. et al. Transdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas. Educ. Rev. [online]. 1999, n.29, pp.109-116. ISSN 0102-4698.
O presente trabalho propõe as bases conceituais para fundamentar o projeto de criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais. O texto tem um caráter de política acadêmica e de discussão etimológica. Ao trabalhar os conceitos que fundamentam a proposta e definir os parâmetros de funcionamento do IEAT, acredita-se que os grupos de pesquisa da Universidade encontrão no artigo as balizas para fundamentar suas propostas ao se candidatarem às linhas de fomento do Instituto, em seus diferentes campos de atuação.
Palavras-chave : Novos Paradigmas; Sistemas Complexos; Inteligência Coletiva.