Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
MOURA, JÓNATA FERREIRA DE e NACARATO, ADAIR MENDES. NARRATIVAS DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E O DESAFIO DO FORMADOR. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41545. Epub 10-Nov-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469841545.
O texto é resultado de uma pesquisa-formação, no âmbito do grupo de pesquisa Hifopem, tendo os estudos biográficos como referencial teórico-metodológico. O objetivo do artigo é analisar como os futuros docentes se apropriaram/apropriam de conceitos matemáticos ao longo de sua trajetória escolar e acadêmica, e como suas representações relacionadas à matemática escolar e a seu ensino podem influenciar a elaboração de novas representações. Os dados foram produzidos por memorial de formação, narrativas pedagógicas e transcrição das reuniões do grupo de discussão-reflexão. Realizou-se uma análise narrativa com esses dados. A pesquisa revelou indícios de que os estudantes se apropriaram/se apropriam de conceitos matemáticos, em muitos casos, de maneira sofrida. O castigo e/ou o sentimento de impotência são os mais visíveis, criando representações de uma matemática escolar gélida, de difícil acesso, que poucos poderiam aprender e que trata unicamente de cálculos. Os estudantes se distanciaram da Matemática e acreditam que não conseguem ensiná-la. As pistas deixadas pelos licenciandos revelaram o tamanho do desafio que os formadores precisam enfrentar: provocar neles a tomada de consciência dos obstáculos advindos de sua formação matemática escolar para que as dificuldades sejam objeto de reflexão, superação e (re)significação durante sua formação acadêmica.
Palavras-chave : disciplina matemática escolar; pesquisa-formação; formação de professores; educação matemática; curso de pedagogia.