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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
PIRES, Ana Luisa de Oliveira. A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26937. Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26937.
O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.
Palavras-chave : Políticas educativas; Formação de professores; Conhecimento profissional docente; Investigação-ação.