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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
XAVIER, FLAVIA PEREIRA e OLIVEIRA, VALÉRIA CRISTINA DE. APRENDIZADO, EXPECTATIVAS DOCENTES E RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.76, pp.76-103. Epub 26-Ago-2020. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6487.
Este artigo analisa as inter-relações entre o desempenho escolar e fatores que caracterizam os processos e ambiente da sala de aula, se concentrando nos efeitos diretos e indiretos das atitudes docentes (relação professor-aluno percebida e expectativas docentes) sobre proficiência em Matemática de estudantes do ensino fundamental. A análise empírica contou com a estimação de um modelo estatístico de equações estruturais ajustado a partir de dados do Estudo Longitudinal da Geração Escolar (Geres) realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande e Salvador, entre 2005 e 2008. Os resultados indicaram que: as expectativas docentes possuem efeitos diretos sobre o desempenho do aluno; fatores de composição das turmas afetam a formação das expectativas; e a relação professor-aluno afeta diretamente os ganhos de aprendizado, sendo influenciada pelo sexo, situação de atraso escolar do aluno e clima disciplinar da turma.
Palavras-chave : ATITUDE DO PROFESSOR; RENDIMENTO ESCOLAR; RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO; EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS.