Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SOUSA, LEANDRO ARAUJO DE; PONTES JUNIOR, JOSÉ AIRTON DE FREITAS e BRAGA, ADRIANA EUFRÁSIO. AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.554-576. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7203.
O modelo de Teoria da Resposta ao Item utilizado em muitos testes educacionais no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio, exige que os itens sejam unidimensionais. Assim, esta pesquisa teve o objetivo de analisar se os itens desse exame apresentam essa suposição. Para tanto, com base em uma amostra aleatória de participantes que realizaram a prova em 2017, foi investigada a dimensionalidade das provas do exame por meio do teste de Análise Paralela e Análise Fatorial de Informação Plena. Os resultados encontrados indicam que alguns itens não são unidimensionais.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; ANÁLISE FATORIAL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.