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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
ROTHEN, JOSÉ CARLOS; GOMES, LUIZ ROBERTO e OLIVEIRA, MARIA ELIZA NOGUEIRA. A AUTONOMIA-HETERÔNOMA NA GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO PPGE-UFSCAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08515. Epub 16-Jan-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8515.
O artigo aborda os desafios da gestão dos programas de pós-graduação em educa- ção (PPGE) em face do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, coordenado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As discussões se fundamentam em fontes documentais e bibliográficas. O cotejamento e a análise das fontes permitiram concluir que a gestão do PPGE-UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) se pautou no exercício da autonomia-heterônoma, cujo fundamento é o redirecionamento progressivo das políticas internas ao atendimento das prerrogativas externas, como recurso de adaptação, considerando-se as particularidades institucionais.
Palavras-chave : AUTONOMIA-HETERÔNOMA; GESTÃO DA QUALIDADE; AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO..