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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
CORDOBA-VIEIRA, JULIA ELENA et al. TEORIA DA MUDANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10019. Epub 12-Dez-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.10019.
O presente artigo, com intuito de investigar o uso da ferramenta Teoria da Mudança, coletou dados das plataformas EbscoHost e Web of Science. Resultados apontam grande quantidade de estudos na saúde e no continente europeu. Em relação a definição, objetivo, construção, componentes, funções, vantagens e limitações do uso da ferramenta, os resultados foram variados. As melhores práticas envolvem participação de stakeholders, testagem da Teoria da Mudança, divisão temporal dos resultados, nexos causais apoiados em evidências e desenvolvimento de indicadores. Recomenda-se a atualização periódica da ferramenta, concluindo que ela é abrangente e útil para a garantia da qualidade do acompanhamento e da avaliação de intervenções.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO; SAÚDE; MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; POLÍTICA DE EDUCAÇÃO..